terça-feira, 10 de abril de 2012

Defesa Civil da Baixada discute redução de desastres

            

 Os órgãos de Defesa Civil de oito municípios da Baixada Fluminense se reuniram em Duque de Caxias  para discutir e apresentar soluções para evitar acidentes na região. O “Workshop Estadual – Marco de Ação de Hyogo”aconteceu no auditório da Transpetro (Avenida Fabor), em Campos Elíseos. O evento é da Secretaria de Estado de Defesa Civil e contou com a presença do coordenador Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense, tenente-coronel Ubaldo de Oliveira Freme e do secretário municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Fonseca. O segundo encontro será em Queimados.
O evento teve por objetivo apresentar o Marco de Ação de Hoygo e suas cinco prioridades que são: fazer com que a redução dos riscos de desastres seja uma prioridade; conhecer os riscos e tomar medidas; desenvolver uma maior compreensão e conscientização; reduzir riscos; e estar preparado e pronto para atuar. Estão discutindo ações as cidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Magé e Guapimirim.
O Marco de Ação Hypgo (MAH) é o instrumento mais importante para implementação da redução de riscos de desastres que adotaram os Estados Membros das Nações Unidas. Seu objetivo geral é reduzir as perdas em desastres de vidas humanas e bens sociais, econômicos e ambientais das comunidades. Visa também, estimular ao desenvolvimento de ações proativas de prevenção de desastres e preparação para emergências nos municípios.
Os representantes apresentaram também as principais ameaças de acidentes em suas cidades. O segundo encontro (grupo B) está marcado para o dia 14 de abril, em Queimados, com a participação dos municípios de Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Seropédica e da cidade anfitriã.
Texto: Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário