A atitude da prefeita em permitir a reeleição agradou em cheio. O pedido partiu da Comissão de Diretores, durante reunião com a Secretária de Educação Sandra Gusmão, na última quinta-feira, dia 9. “Estamos felizes por termos nosso pedido aceito pela prefeita Sheila Gama e pela secretária Sandra Gusmão. Ao alterar o Decreto que permite a reeleição, a prefeita demonstrou sensibilidade e acreditou em nosso trabalho”, afirmou a diretora da Escola Municipal Alice Couto. Janice Ferreira Maia e membro da Comissão de diretores das unidades do Centro de Nova Iguaçu. A gestão escolar é eleita de forma direta desde o ano de 2009, por meio do Decreto 8.314. Apesar das alterações feitas, ficou mantido que os candidatos aos cargos devem possuir formação acadêmica na área de educação e serem lotados a pelo menos dois anos na mesma unidade escolar. Todo o processo eleitoral será acompanhado por uma Comissão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), formada por 10 membros com a função de acompanhar, supervisionar e orientar as comissões das escolas.
Os atuais diretores estão retirando desde a última sexta-feira, dia 10, na Semed, o material informativo do processo eleitoral. As inscrições para a chapa de diretor geral e diretor adjunto vão de 29 de fevereiro a 2 de março, sendo os dias 12,13 e 14 do mesmo mês destinados à campanha eleitoral. As eleições acontecem nos dias 16 e 17 de março.
No caso dos Coordenadores Políticos Pedagógicos, as inscrições serão no dia 20 de março. Já a campanha eleitoral irá de 21 a 27 de março, com eleições acontecendo nos dias 29 e 30 de março.
Quem vota:
Alunos com 10 anos completos, responsáveis e professores (a quem é dado o direito de votar duas vezes, caso tenham duas matrículas em diferentes unidades). Já a apuração dos votos para os candidatos a diretores geral e adjunto será no dia 17 de março. A data prevista para a apuração da votação dos coordenadores políticos pedagógicos acontece no dia 2 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário