sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Prefeita Sheila Gama inaugura Centro de Memória de Nova Iguaçu

A prefeita Sheila Gama e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Anderson Ávila, inauguraram, nesta sexta-feira (20-01), o Centro de Memória de Nova Iguaçu, um espaço modesto no centro da cidade, para organizar e preservar o acervo da cidade. Durante a cerimônia, a prefeita assinou o decreto criando o Centro. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador Sérgio Cabral por ter mantido os alunos portadores de  necessidades especiais no Instituto Rangel Pestana



Sheila Gama resaltou que a inauguração do Centro de Memória é um momento especial para o município. Ela disse que a próxima etapa será a criação de um museu histórico. “Demos o primeiro passo. Estamos incentivando os jovens a participarem da cultura. O governo está trabalhando em diversas áreas para oferecer o melhor à população. Fazemos o possível e o impossível pelo município, pois só com união e parceria podemos fazer uma cidade melhor. Um exemplo do que falo é o entendimento entre a Prefeitura e o Governo do Estado na questão das transferências dos alunos portadores de necessidades especiais do Instituto de Educação Rangel Pestana. O governador Sérgio Cabral atendeu minha solicitação e as crianças permanecerão no Rangel. Parceria se faz com entendimento”, concluiu.
Anderson Ávila explicou a idéia de implantar o Centro de Memória de Nova Iguaçu, pois surgiu após perceber que a cidade tem muita história, mas não havia um local público para que a população pudesse consultar este acervo. “Muitas pessoas têm fotos e documentos de outras épocas e já se propuseram doar este material, que servirá de fonte de pesquisa. Nossa meta é que o Centro de Memória seja o centralizador do acervo, que será todo digitalizado já a partir da próxima semana. Esperamos receber muitas contribuições”, encerrou.
O primeiro a doar material foi o historiador, escritor e ex-secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Paulinho do Leopoldo. Ele disse que já separou vídeos para entregar ao Centro. “São imagens de 1948, 1950 e 1955, que muito irão contribuir para entendermos ainda mais a história da cidade. Nova Iguaçu precisava de um Centro Memória como este”, encerrou. O poeta e escritor Moduan Matus também está separando material para doação.
oi colocado um painel logo na entrada da sala. Ali estão os fatos históricos de Nova Iguaçu de 1500 a 2010. Uma dos tópicos mostra que a primeira eleição para prefeito em Nova Iguaçu foi realizada em 1922. O médico Manoel Francisco Salles Teixeira foi eleito.
Na sala há também painéis com fotos de diversos pontos de Nova Iguaçu, como a Fazenda São Bernardino, em Tinguá, e a Via Light ainda sem alguns prédios em suas laterais. Quem quiser doar material para o Centro de Memória de Nova Iguaçu pode se dirigir ao local, que fica na Avenida Governador Amaral Peixoto (calçadão), 236, sala 311. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2668-1362.



Nenhum comentário:

Postar um comentário