segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Nova Iguaçu faz dever de casa para evitar epidemia de dengue



          Nova Iguaçu é único município da Baixada Fluminense que fez o dever de casa para prevenir uma possível epidemia de dengue no próximo verão, cumprindo os itens pactuados com a Secretaria Estadual de Saúde, através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). No próximo sábado (22) a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil participa, em parceria com o estado, da campanha “10 minutos contra a Dengue”, na Praça de Cabuçu, (Av. Abílio Augusto Távora, em Cabuçu), das 7h às 13h. No dia 26 de novembro será realizado o dia “D Contra Dengue” na cidade.

          Elaboração do plano de contingência e alimentação dos Sistemas de Informação do Programa Nacional de Controle da Dengue (SISFAD) e do RH Dengue da Secretaria de Estadual de Saúde foram as condições exigidas pela CIB e executadas pelo município. “O cumprimento das sentenças pactuadas com o estado é muito importante para a continuidade do trabalho de controle da doença”, alega o secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos.

          A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA), realiza durante o ano inteiro ações rotineiras que integram visitas domiciliares, locais públicos e pontos estratégicos como, por exemplo, em ferros velhos, borracharias e cemitérios. Cada imóvel é visitado cinco vezes ao ano. Existem aproximadamente 428 mil 844 imóveis no município. “De janeiro até setembro deste ano foram visitados 1.737.586 imóveis, dos quais 325.119 estavam fechados, ou seja, do total de residências visitadas 81,04% foram tratadas. Este percentual ultrapassa a pacto realizado entre o município e o estado que é de 80% de casas visitadas e tratadas anualmente”, explica o coordenador do CVA, Claudio Gomes de Barros.

          Para alcançar este percentual a coordenação implantou uma escala de trabalho nos fins de semana para visitar as casas pendentes, ou seja, aquelas residências que estavam fechadas de 2ª a 6ª feira. Esta estratégia contribui para que a índice de pendência pactuado com o estado não ultrapasse 20%. 700 agentes de endemia atuam nas visitas domiciliares e locais públicos. Cerca de 70 agentes atuam em pontos estratégicos e fazem bloqueio da proliferação do Aedes aegypti com UBV pesada (fumacê) e bombas costais. Mais de cinco mil capas já foram colocadas pela equipe em caixas d’água e locais utilizados para armazenar água potável.

          Outra iniciativa que faz parte das medidas realizadas para eliminar focos do mosquito e inibir a ameaça da dengue em Nova Iguaçu é a coleta de pneus velhos. Desde o início do ano foram recolhidos cerca de nove mil pneus abandonados em vários pontos da cidade. O material é encaminhado para empresa especializada em reciclagem. Os donos de borracharias, que tiverem pneus para reciclar devem agendar o recolhimento, através do “Disque Dengue” 26682300, das 8h30min às 16h30min.

          Capacitações e ações educativas também estão incluídas na estratégia de combate a dengue. Treinamentos são promovidos periodicamente para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos agentes de endemia e para que o protocolo de manejo clínico seja realizado adequadamente pelos profissionais de saúde. A equipe do Núcleo de Informação Educação e Comunicação em Saúde (NIEC) apresenta palestras e peças de fantoche de como prevenir a doença, para alunos das redes municipal e estadual durante o ano letivo. De janeiro até setembro de 2011 foram notificados 4.303 casos de dengue e nove óbitos registrados.



Nova Iguaçu testa armadilha

          Nova Iguaçu também é a única cidade da Região Sudeste que está participando do “Projeto de Avaliação de Armadilhas para a Vigilância Entomológica do Aedes aegypti”. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz, e no município conta com a parceria da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho iniciou em julho deste ano nos bairros da Cerâmica, Moquetá e Cabuçu e tem duração de 12 meses.

          Nesta iniciativa os agentes de endemia do município, que já atuam nas visitas domiciliares, colocam três tipos de armadilhas para o mosquito Aedes aegypti adulto e uma para coleta de ovos. Depois da avaliação inicial os dados serão analisados pela Fiocruz, assim como o custo/benefício para a utilização das armadilhas no Programa Nacional de Controle da Dengue, para indicar o índice de infestação.


10 minutos que fazem diferença

          A dengue é um dos maiores desafios na área de saúde pública. É importante que, assim como o poder público, a população assuma o seu papel de agente responsável pelo combate ao mosquito Aedes aegypti. Neste sentido, é fundamental que os cidadãos participem da luta e utilizem “10 Minutos Contra Dengue” em suas residências.

          A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Confira dez pontos para prevenir à dengue, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

 
1. Manter a caixa d'água totalmente vedada e virar os baldes com a boca para baixo
2. Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas
3. Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados
4. Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo
5. Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros
6. Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpas e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito
7. Encher e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual
8. Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças d'água
9. Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos
10. Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.    
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário